Antuérpia

Famosa por sua produção de diamantes, Antuérpia é a segunda cidade mais populosa da Bélgica e uma das excursões mais comuns partindo de Bruxelas.

Importante centro cultural no início do século XVII, a Antuérpia sempre foi uma das cidades comerciais mais importantes do norte da Europa. Atualmente é a segunda cidade mais povoada da Bélgica, atrás de Bruxelas.

A Antuérpia é um dos portos mais importantes da Europa graças ao rio Scheldt, cuja profundidade permite a navegação de barcos mercantes de grande porte. 

A Antuérpia também é mundialmente famosa por sua produção de diamantes, concentrando aproximadamente 85% da produção mundial. As 35.000 pessoas que trabalham nesse setor fazem com que a Antuérpia seja conhecida como a “Capital Mundial dos Diamantes”.

O que ver na Antuérpia:

Essas são algumas das visitas imprescindíveis na Antuérpia: 

  • Praça Maior (Grote Markt): Bonita praça com edifícios renascentistas. Nela está a Prefeitura de Antuérpia e a fonte de Brabo, que ilustra o início da cidade. 
  • Casa Museu de Rubens: Casa e estúdio dos últimos 29 anos de vida de um dos pintores barrocos mais importantes do norte da Europa. A casa data do século XVII, por isso é uma visita bastante interessante. 
  • Catedral da Antuérpia (Onze Lieve Vrouwe Kathedral): Sua construção começou no século XIV e se estendeu por dois séculos. É o maior templo religioso da Bélgica.  
  • Museu dos Diamantes: Contém exposições de objetos e material audiovisual que explica todo o processo pelo qual passa o diamante desde a sua extração até sua venda. 
  • Castelo da Antuérpia: Embora seu nome atual já não seja esse, pois Carlos V o rebatizou como Het Steeen (A Pedra), ele continua sendo uma das visitas mais interessantes da cidade. 
  • Museu de Belas Artes da Antuérpia: Se você gostou do de Bruxelas e quer “mais do mesmo”, este museu tem uma qualidade muito similar. Funciona em um edifício neoclássico do século XIX
  • Groenplaats: Embora não seja tão impressionante quanto o Grote Markt, esta praça está sempre muito animada e merece a visita. Está ao lado da catedral. 

Como chegar na Antuérpia

  • Trem: Graças à fantástica rede ferroviária da Bélgica, se você quiser conhecer a cidade por conta própria, o trem é a forma mais rápida e prática de chegar na Antuérpia. O preço por trajeto de Bruxelas é de 7,40€ e a duração é de 50 minutos. 

Vale a pena?

Não é que a Antuérpia não valha a pena, mas posicionaríamos sua visita em terceiro lugar, atrás de Bruges e Gent. Tampouco recomendaríamos fazer essa visita se você não aproveitou Bruxelas ao máximo.