Museu da Cidade de Bruxelas

Museu da Cidade de Bruxelas

Localizado na Casa do Rei da Grand Place, o Museu da Cidade conta a história de Bruxelas

O Museu da Cidade de Bruxelas (Musée de la Ville) está localizado na Grand Place, dentro da Casa do Rei (Maison du Roi). Sua origem data de 1887, ano em que começa a recopilação de informação e objetos que ajudaram a contar a história e a evolução de Bruxelas ao longo dos anos. 

O museu por dentro

No térreo, há uma pequena exposição que contém bonecos de porcelana e algumas esculturas dos séculos XVI a XVIII.

No andar superior, há alguns quadros que representam os momentos mais importantes da cidade, além de diversos mapas e maquetes que mostram o enorme desenvolvimento urbano pelo qual Bruxelas passou em pouco tempo.

O segundo andar é o mais interessante e divertido do museu, já que nele podemos ver grande parte das mais de 600 roupas que formam parte do vestuário do Manneken Pis. Há pequenas roupas típicas de diversas cidades do mundo, que vão de fantasia de toureiro a uniforme de jogador de futebol, passando por uma roupa criada por Ágata Ruiz de la Prada.

A Casa do Rei

A Maison du Roi foi construída em 1536, mas, depois de ser seriamente afetada durante os bombardeios, teve que ser reformada em 1873.

No século XII, o edifício, chamado Broodhuis (casa do pão), era uma simples construção de madeira que não tinha nada a ver com o edifício atual. Como o próprio nome indica, ali se vendia pão.

No século XV, o edifício foi substituído por outro de pedra chamado Casa do Duque, porque abrigava os serviços administrativos do Duque de Brabante.

Foi depois da coroação do duque como Rei da Espanha quando o edifício passou a ser chamado de Casa do Rei. Carlos V mandou reconstruí-lo em estilo gótico e, depois do bombardeio, foi reconstruído uma vez mais, dessa vez com estilo neogótico.

Uma visita agradável

O Museu da Cidade é o melhor lugar para conhecer a história de Bruxelas de uma forma visual e leve. Os visitantes também costumam se surpreender e adorar a enorme e curiosa coleção de roupas do Manneken Pis. 

Horário

De terça a domingo: das 10:00 às 17:00 horas.
Fechado: segunda, 1º de janeiro, 1º de maio, 1º de novembro, 11 de novembro e 25 de dezembro.

Preço

Adultos: 8€:
Estudantes: 4€.
Entrada gratuita com Brussels Card e para os menores de 18 anos.

Transporte

Metrô: Bourse, linhas 3 e 4.
Bonde: Bourse, linhas 31, 32 e 33.
Ônibus: Bourse, linhas 48 e 95; Gare Centrale, linhas 38, 65, 71 e 86.

Lugares próximos

Grand Place de Bruxelas (31 m)
Galerias Saint Hubert (178 m)
Jeanneke Pis (192 m)
Manneken Pis (296 m)
Catedral de Bruxelas (483 m)