Grand Place de Bruxelas

A Grand Place é o lugar mais famoso, animado e fotografado de Bruxelas. Com dezenas de edifícios famosos, é um dos conjuntos arquitetônicos mais belos da Europa.

A Grand Place (Grote Markt em flamengo) é o coração geográfico, histórico e comercial de Bruxelas, além de ser uma das praças mais notáveis da Europa. Essa animada praça faz parte do conjunto arquitetônico do século XVII mais bonito de toda a Bélgica.

Em 1695, os canhões do exército francês destruíram grande parte dos edifícios da praça e todos tiveram que ser reconstruídos posteriormente, exceto o da Prefeitura.

Edifícios imponentes

A Grand Place é composta por um conjunto arquitetônico impressionante que faz com que os visitantes não saibam para onde olhar.

Esses são alguns dos edifícios mais fotografados por sua importância e beleza: 

  • Hotel de Ville: Situado a sudoeste da praça, a Prefeitura é a joia arquitetônica mais importante e mais antiga da praça. No edifício, que data de 1459, se destaca uma torre de 96 metros de altura rematada com uma estátua de São Miguel, e o telhado perfurado com dezenas de claraboias. Você pode fazer visitas guiadas, mas com um horário muito reduzido: às terças e quartas à tarde, em holandês (13:45), em francês (14:30 horas) e em inglês (15:15 horas). 
  • Maison du Roi: A Casa do Rei foi construída em 1536 e teve que ser reformada em 1873. Durante muitos anos foi o lugar de residência dos monarcas reinantes, mas hoje em dia abriga o Museu da Cidade (Musée de la Ville), no qual são expostas pinturas do Século XVI, alguns tapetes e pequenas roupas que fazem parte do guarda-roupa do Manneken Pis
  • Maison des Ducs de Brabant: Entre os números 1e 19 da praça se encontra este conjunto neoclássico de edifícios com raíz flamenga formado por seis casas gremiais.
  • Le Pigeon: Nos números 26 e 27 da praça está LePigeon, casa onde residiu o novelista francês Victor Hugo durante o seu exílio na Bélgica, em 1852.
  • Le Renard, Le Cornet e Le Roy d´Espagne:  No mesmo edifício estão as sedes gremiais Le Renard (o zorro), que data de 1690, e Le Cornet, do ano 1697. Le Roy d’Espagne é o bar mais famoso da Grand Place porque, além da cerveja, oferece uma vista privilegiada. Em sua fachada tem um busto de Carlos II da Espanha, soberano da Bélgica no século XVII.

À esquerda da Prefeitura há uma estátua feita de bronze que dizem que dá sorte para quem passa a mão em seu braço. É a estátua de Everad’t Serclaes, executado no século XIV enquanto defendia Bruxelas.

O melhor lugar de Bruxelas

A Grand Place é o coração de Bruxelas e o lugar mais disputado da cidade. Se sentar para degustar uma cerveja belga rodeado de tanta história e, no meio do movimento, ver os turistas indo e vindo não tem preço.

Transporte

Metrô: Bourse, linhas 3 e 4.
Bonde: Bourse, linhas 31, 32 e 33.
Ônibus: Bourse, linhas 48 e 95; Gare Centrale, linhas 38, 65, 71 e 86.

Lugares próximos

Museu da Cidade de Bruxelas (31 m)
Galerias Saint Hubert (206 m)
Jeanneke Pis (223 m)
Manneken Pis (265 m)
Catedral de Bruxelas (505 m)