Gent

Quase 20% da população de Gent é de estudantes, o que torna a cidade uma das mais animadas do norte da Europa. Seu centro histórico não deixa a desejar em comparação com Bruges.

Embora sua história tenha pontos em comum com a de Bruges, Gent sempre soube conservar melhor sua economia. Seu papel industrial desde o início do século XIX e sua fantástica Universidade fizeram com que a cidade sempre se mantivesse viva.

Dos quase 250.000 habitantes que tem Gent, 45.000 são estudantes, fazendo da cidade uma das mais animadas da Europa.

Acredita-se que Gent foi fundada no século IX, quando Balduíno I de Flandes (Balduino Braço de Ferro) construiu um castelo para proteger as abadias de São Pedro e S. Bavão das incursões vikings.

Assim como Bruges, mas de forma mais limitada, Gent também possui uma interessante rede de canais e um belo centro urbano medieval, sendo a cidade belga preferida pelos viajantes habituais.

Na década dos 1980, Gent sofreu uma intensa restauração para tentar captar o turismo, como já fazia sua vizinha Bruges. Os edifícios e os canais foram limpos e as zonas industriais foram restauradas.

O que ver em Gent

Gent é uma cidade maior que Bruges e, embora esteja bem sinalizada, é bom saber o que você irá encontrar por lá: 

  • Catedral de Gent (Sint-Baafskathedral): Os três séculos que levou para ser construída valeram a pena. Não perca o púlpito barroco do século XVIII e suas pinturas, entre as quais se destaca “A Adoração do Cordeiro Místico”, de Van Eyck. Nesse local foi batizado Carlos V.
  • Castelo de Gent (Gravensteen): Antiga residência dos condes de Flandres, foi utilizado até o século XIV como fortaleza defensiva e até o XVII como prisão. Atualmente o castelo é uma visita imprescindível de Gent, além de ter um museu de instrumentos de tortura. 
  • Stadhuis: Assim como acontece em Bruxelas e Bruges, a Prefeitura de Gent não passa despercebida. 
  • Belfort: Este belo campanário de 91 metros foi construído no século XIV e é uma das imagens mais conhecidas de Gent. Seu mirante, a 65 metros de altura, oferece as melhores vistas da cidade.
  • Igreja de São Nicolau (Sint-Niklaaskerk): Situada perto da catedral, é a segunda igreja mais bonita da cidade. 
  • Korenmarkt: Esta praça, localizada em frente da igreja anterior, foi o lugar mais animado de Gent desde a Idade Média. 

Como chegar em Gent

Embora haja mais opções, essas são as mais interessantes:

Excursão organizada: Esta é a opção mais interessante e recomendada, já que, por apenas 29€, irão te levar a Gent em um mini ônibus, você fará uma visita guiada em inglês e terá quatro horas livres para curtir a cidade do jeito que desejar. Você pode reservar a excursão a Gent clicando aqui. Se você quer visitar Bruges e Gent em apenas um dia, também oferecemos uma excursão a Bruges e Gent em um dia.

Trem: É a opção escolhida para quem quer ir por conta própria. O preço do trem saindo de Bruxelas é de 9€ por trajeto e a duração da viagem é de 35 minutos.