Notre Dame du Sablon

Construida em estilo gótico de Bravante muito similar ao da Catedral, Notre Dame du Sablon é lugar de peregrinação desde a Idade Média.

Situada na parte alta da cidade, Notre Dame du Sablon é uma das igrejas góticas mais bonitas da Bélgica. Foi construída no século XV com um estilo gótico de Brabante, o mesmo que a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula

Anteriormente, em sua localização atual, havia uma capela construída pelos arqueiros da cidade em 1304. 

As entranhas de Notre Dame

O interior da igreja é simples e muito agradável, parecendo-se com a catedral, mas de tamanho reduzido. Um dos detalhes que chama especialmente a atenção é o púlpito de madeira talhada de 1697.

A nave central fica cheia de luz natural por meio de onze enormes vitrais que alcançam os 15 metros de altura. Precisamente, o que mais chama a atenção ao entrar na igreja são os vitrais que rodeiam e iluminam o altar. 

Segundo a lenda

Uma jovem de Antuérpia teve uma visão em que a Virgem lhe pediu que levasse sua imagem a Bruxelas. Pegou um barco e, ao chegar a Bruxelas, entregou uma estátua da Virgem à capela dos arqueiros.

A capela se tornou rapidamente um lugar de peregrinação e teve que ser ampliada. 

Entre as melhores de Bruxelas 

Se você quer conhecer algumas igrejas de Bruxelas, Notre Dame du Sablón é, sem dúvida, uma das melhores da cidade, junto com a Catedral e a Basílica de Sacré-Coeur

Horário

De segunda a sexta-feira: das 9:00 às 18:30 horas.
Sábados e domingos: das 10:00 às 19:00 horas.

Transporte

Bonde: Petit Sablon, linhas 92 e 94.
Ônibus: Petit Sablon, linhas 27 e 95.