Palácio da Justiça de Bruxelas

Palácio da Justiça de Bruxelas

Quando sua construção terminou, em 1883, o Palácio da Justiça era o maior edifício do mundo. Atualmente, segue sendo um dos mais espetaculares.

O Palácio da Justiça de Bruxelas (Palais de Justice) é um dos maiores e mais impressionantes edifícios que podemos contemplar na Europa. Hoje em dia continua sendo a sede dos tribunais de justiça da Bélgica. 

Por seu tamanho, 26.000 metros quadrados de superfície e 104 metros de altura, e sua localização, na zona alta de Bruxelas, o edifício é visível de quase toda a cidade.

Da Praça Poelaert, localizada na entrada principal do Palácio de Justiça, estão as melhores vistas panorâmicas de Bruxelas.

História

A construção do edifício aconteceu entre 1866 e 1883, realizada por Joseph Poelaert, que morreu 4 anos antes do fim da sua obra-prima. Para a construção, foi necessário demolir 3.000 casas.

No fim da Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas se viram obrigados a abandonar a Bélgica, incendiaram o edifício e a cúpula cedeu. A cúpula atual é mais alta, leve e não respeitou a forma da original.

Interior

Se o seu exterior é surpreendente, o interior do Palácio da Justiça faz com que a visita a Bruxelas valha a pena. Seu vestíbulo aberto com mais de 100 metros de altura é impressionante.

O edifício tem dois andares e um porão, todos acessíveis ao público.

Imprescindível

Só a Grand Place poderia competir em beleza com o interior desse edifício. Visitá-lo deveria ser uma das prioridades da viagem e não entrar nele seria perder a essência de uma das principais joias da Europa. Além disso, é grátis. Precisamos dar mais algum motivo? 

Horário

De segunda a sexta, das 8:00 às 17:00 horas.
Fechado aos finais de semana e feriados.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Louise, linhas 2 e 6.
Bonde: linhas 92 e 94.
Da parte baixa da cidade também se pode subir com o Elevador de Marolles.